jan

18

Festival de cinema de Gramado


O Festival de Cinema de Gramado já existe desde 1973, sendo considerado um dos maiores de todo continente americano. Hoje, é referência no país inteiro, sendo palco para lançamentos e divulgações das maiores produções do cinema nacional. Em 2015 aconteceu a 43ª edição da festa. Saiba mais.

História do Festival de Cinema de Gramado

Até 1973 não existia um festival que promovesse de fato o cinema nacional. Foi então que o Instituto Nacional de Cinema (INC) resolveu desenvolver a ideia, a princípio bem tímida. Amostras já aconteciam desde 1969, durante a Festa das Hortênsias, também em Gramado, mas não era nada oficial.

O primeiro festival foi um sucesso total entre artistas, cineastas e também toda a comunidade de Gramado, que viu uma grande oportunidade de também trabalhar o turismo da cidade. Em 1992, já com sucesso absoluto, o Festival de Cinema de Gramado também passou a incluir produções latino-americanas.

Programação oficial

De 1973 até o início dos anos 90, o Festival de Cinema de Gramado acontecia em janeiro, mas a partir dessa última década, mudou a data para agosto. A programação oficial é sempre divulgada com bastante antecedência para que o turista possa saber exatamente o que vai assistir e quando vai assistir.

No site oficial do Festival de Cinema de Gramado há uma aba exclusiva sempre com toda a programação do próximo evento. Por ter acontecido no último agosto, a programação para 2016 ainda não foi atualizada, mas basta acompanhar as postagens do site para não perder essa informação.

Filmes Concorrentes

Todos os anos, uma equipe especializada formada por profissionais de arte e cinema, recebem inscrições e analisam todos os filmes produzidos a partir do último festival. Esses concorrem à prêmios em dinheiro e estatuetas do festival, além de sessões especiais.

São quatro categorias:

  • Curtas Gaúchos;
  • Curtas Brasileiros;
  • Longas Brasileiros e
  • Longas Estrangeiros.

Homenageados Festival de Cinema de Gramado

Além dos prêmios de cada categoria, também são distribuídas estatuetas-homenagens para aqueles que mais se destacaram no cinema durante o ano. Em 2015, o quadro de homenagem ficou da seguinte forma:

  • Troféu Eduardo Abelin foi dado para Zelito Viana, diretor cearense que já guarda mais de 16 filmes entre longas e curtas-metragens.
  • Kikito de Cristal foi dado para Fernando ‘Pino’ Solanas, diretor, roteirista, ator e produtor argentino, que incentivou a inclusão de filmes latinos no Festival de Cinema de Gramado, em 1991.
  • Troféu Oscarito foi dado para a atriz Marília Pêra, uma das atrizes de maior reconhecimento no cinema nacional.
  • Troféu Cidade de Gramado foi dado para Daniel Filho, cineasta brasileiro e de grande destaque também na televisão.

 

Você já conhecia o Festival de Cinema de Gramado? Gostou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta